Uma das lojas maçônicas mais antigas do Pará completou na última sexta-feira dia 28 de março de 2025 cento e sessenta e oito anos de existência.
Com base em sua conta no Instagram, a nobre loja Harmonia n° 8 têm em sua origem de duas lojas lusitanas homônimas e em seu currículo a presença de renomadas figuras históricas do Estado do Pará como o Padre Eutíquio, o visconde Souza Franco e o Dr. Gama Malcher e por que não dizer tantos outros irmãos que fizeram e fazem da maçonaria o atributo divino de fraternidade, força e caridade.
Uma curiosidade conhecida praticamente a todos os maçons paraenses, e bastante divulgada pelo historiador e maçonólogo Elson Monteiro, é a história de que o Padre Eutíquio teria sido enviado à Maçonaria como espião pela Igreja!
Só que o efeito foi justamente o contrário: o padre que hoje é nome da rua que atravessa toda a cidade de Belém do Pará, a Travessa Padre Eutíquio, gostou tanto da Maçonaria que nunca mais deixou a Ordem.
Foi um verdadeiro exemplo e aula de tolerância para com a relação Igreja e Maçonaria.
E esse é a meu ver o maior legado da Harmonia n° 8, talvez a sua maior missão: a de levar a toda a sociedade paraense que Maçonaria e Igreja podem viver em fraternidade e união, afinal para a Maçonaria uma de nossas tarefas é tornar feliz a humanidade.
O legado da Harmonia n ° 8 é justamente esse: celebrar a verdadeira mensagem do Cristo-Carpinteiro que é formar homens livres & de bons costumes, integrado à família e praticando a o Amor ao póximo que é outra maneira de dizer caridade - e caridade é também fazer um irmão feliz, promovendo uma justa & perfeita celebração em família, na presença de irmãos de outras lojas, de outra potências e inclusive com membros-irmãos da Acadedemia Maçônica de Letras do Estado do Pará, a jovem e aguerrida AMALEP.
Fatos como esse contribuem para desmistitificar o sentido da Maçonaria, que é lugar da prática de autoconhecimento e fraternidade.
Prática de felicidade.
O Padre Eutíquio, assim como qualquer outro, padre ou diácono que passou ou são (e há muitos casos) membros da Maçonaria sabem que ali não é religião, muito menos uma seita que vai concorrer com a Igreja.
Maçonaria é uma escola de filosofia, salutar egrégora que busca decifrar o lugar do homem no universo e perante a Deus, por isso o seu sentimento basilar é o da tolerância.
Maçonaria é lugar da prática ecumênica: todos que acreditam em Deus são irmãos.
Quero aqui tornar pública minha admiração à Harmonia n ° 8 e seus integrantes, um corpo sólido de irmãos que realmente entenderam o sentido histórico da loja em agregar e não em dispersar, principalmente no que tange à missão de anular preconceitos e estimular a integração ao real ensinamento maçônico que é a universalidade da fraternidade.
A Maçonaria está em toda parte porque é fraternal.
E assim, a Harmonia n ° 8 está em boas mãos, sob o cuidadoso veneralato do irmão Marcio Adriano Cavalcante com toda a sua família envolvida - o que faz jus deveras ao preceito maçônico por excelência o de de servir à humanidade, sem distinção de credo e raça - a unidade com o Grande Arquiteto do Universo restaurada.
Egrégora em Harmonia.
Harmonia n° 8.
Meus parabéns vai em forma de um poema-acróstico, já divulgado nas redes sociais.
Obrigado meu querido irmão pelo lindo texto. A Loja H8 agradece a deferência e ressalta os valores defendidos pela nossa sublime instituição, dentre eles o estreitamento dos laços que nos unem como verdadeiros irmãos. T.F.A
ResponderExcluirObrigado pelo maravilhosa texto, meu querido irmão. A H8 agradece a linda homenagem
ResponderExcluir