- Parabéns, Marabá, são 111 anos de desenvolvimento!
05 de abril
- Nas minhas aulas pelo interior conheci muitas cidades do nosso Pará e uma delas tem algo peculiar: o encontro de dois rios caudalosos, o Tocantins e o Itacaiúnas, o famoso Y a formar a cidade baixa e a cidade alta, que na sua bandeira está.
- O nome Marabá, do poeta maranhense que teria inspirado Francisco Coelho, um dos pioneiros da cidade, a denominar o seu armazém de aviamento de Casa Marabá, no então povoado de Pontal.
O grande barracão servia, aos primeiros habitantes, de todo tipo de secos e molhados, o caucho coletado, andiroba, copaíba, frutos da mata, e caças diversas.
- É o município sede da região, situado a 500 quilômetros ao sul da capital do estado. Cidade da Castanha, Cidade de integração - afinal é um grande entroncamento logístico.
- É o quinto mais populoso município do Pará, no Censo de 2022, com quase 290 mil habitantes, a Terra da Castanha, surgida da sua grande miscigenação de pessoas e culturas, a Cidade Poema, referente ao belo poema Marabá do escritor Gonçalves Dias, vocábulo indígena mayr-abá, que significa filho do estrangeiro com a índia.
#marabápará #marabá #cidadesdopará #amazôniaetnopesia
Comentários
Postar um comentário