Caros defensores da liberdade,
- Dia 27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dia de lembrar de Henryk Goldszmit (seu verdadeiro nome era Janusz Korczak), pedagogo polonês judeu que negou a se salvar sem os seus alunos e seus colegas da escola.
- Ele morreu junto com as crianças no campo de extermínio nazista de Treblinka.
"No dia da deportação do gueto, Korczak pediu para as crianças colocarem suas melhores roupas e pegarem o seu brinquedo favorito. Korczak acompanhou o cortejo das crianças rumo ao Umschlagplatz, de onde partiam os comboios para os campos de extermínio." - dizem os livros de História.
- Nazismo e Comunismo surgiram com pensadores alemães e todos sabem o que aconteceu com aquele país: destruído, dividido, reunificado. O Socialismo tem o alento romântico da Revolução Francesa e insiste no erro, já alertado por Frédéric Bastiat, contemporâneo da revolução que levou à guilhotina.
- Te prometem o paraíso, mas antes te ensinam o ódio, o instinto mais destruidor do ser humano.
-A principal características desses três sistemas opressores: a divisão e a destruição.
Foto do fatídico dia - 05 de agosto de 1942 - e seu mausoléu, na Polônia, país escolhido pelos nazistas para ter os maiores campos de concentração uma vez que era o país europeu que concentrava 10 % de sua população de origem judia, média bem acima dos outros.
(Benilton Cruz, professor da UFPA, membro da Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará, cadeira 11, patrono: Mario de Andrade).
Comentários
Postar um comentário