Nas antologias modernas, dispersas na internet, Forseti ("o anfitrião") é referido como o deus nórdico da justiça, da meditação, do conhecimento interior, da força e da paz.
Sua história já nos diz que sem meditação não há ciência e equilíbrio.
Ele é filho dos deuses Balder e Nana.
Sua casa é o palácio Glitnir, que significa "brilhante".
A justiça é uma luz que brilha e guia os povos.
Forseti se sentava em sua sala distribuindo justiça e resolvendo as disputas de deuses e homens, prometendo que, em todas as decisões em seu tribunal, ambas as partes estariam sempre em acordo.
Há muitas referências à justiça nas religiões e há também aqueles ditados que resumem uma vida, um povo, uma forma de viver:
" - Melhor lutar e cair do que viver sem esperança" (velha máxima nórdica).
O ano que inicia será marcado pelos desencantos principalmente nas esferas do poder. Haverá reviravoltas em nome do equilíbrio.
2024 será o ano da justiça, responsabilidade, equidade, discernimento.
Parece que há uma "conjunção" de deuses a favor do equilíbrio em 2024, assim como o romano Saturno ou o grego Cronos, divindade da cobrança e da beleza, somado com o justiceiro Xangô que nos acautela com sua prudência, a sempre combatida iniquidade nos Salmos hebraicos, afinal a justiça sempre foi um dos clamores nas linhas da Bíblia.
- E do Norte, é tempo de lembrar da força de justiça de Forseti.
É a justiça que vai reinar em 2024.
Amém?
- Amém!
(E Amém é outro nome de Deus, segundo o Sidur, o livro das orações hebraicas, e quando você diz Amém bem forte, todas as maldições contra você caem por terra e as Portas do Céu se abrem).
- Assim na Terra como no Céu.
Novamente: - Amém!
Benilton Cruz - professor da UFPA, cadeira 11 da Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará, patrono: Mario de Andrade.
#paxinterra #peace #paz #frieden #pax #paix #justiça #justice #gerechtigkeit
Comentários
Postar um comentário