Aos paraenses exilados entre o liberalismo e o conservadorismo.
Pessoal: hoje é feriado estadual no Pará, Dia da Adesão à Independência! E por que isso é importante para nós brasileiros: sem a Adesão paraense, a Amazônia não seria brasileira, sem a Adesão o Brasil seria metade! E poucos historiadores falam disso. Por que fomos a última província a aderir? Porque há uma história de um Brasil dividido em dois por detrás disso tudo, principalmente à época de D. Sebastião.
Aqui ao norte era o gigantesco Grão-Pará, com sede em Belém, que já havia abrangido desde o Ceará, o Maranhão e chegava ao Peru. O "estado do Brasil" mesmo era da Bahia para baixo. E em janeiro de 1823, o Grão-Pará aderia ao movimento Liberal do Porto, em Portugal, devido a vários fatores como o comércio, a posição geográfica, e ao "status" de Belém como cidade liberal como a imponente cidade produtora de vinho ao norte de Portugal, - assim o "Pará" da época não reconhecia o conservador D. Pedro I.
Com o fracasso da Revolução Liberal no Porto, o Pará resolvia então aderir em 15 de agosto. Tem outros fatores, mas o fracasso liberal lá em Portugal curiosamente ajudou a acender uma postura mais conciliadora aqui, o que ajudou na Adesão à Independência, portanto, a todos esses fatores históricos nos impulsionaram a configurar a imensa unidade nacional dos dias de hoje.
Ou seja, não temos espírito divisionista em nosso passado. Temos uma identidade de união e de integração. Sem a Adesão paraense, talvez seríamos uma parcela territorial marginalizada da europa como eles, principalmente a França nos quer agora!
Viva a nossa unidade! Viva a nossa história!
Prof. Dr. Benilton L Cruz
Comentários
Postar um comentário